quarta-feira, 4 de abril de 2012

elo para envelopes de convites de casamento

Selo-para-envelopes-de-convites-de-casamento-1.jpg

O casamento é um evento muito especial, um momento mágico que todos desejamos que seja perfeito e é por isso que tomamos cuidado com cada detalhe deste dia maravilhoso. É por isso que hoje estou a fim de lhes mostrar o passo a passo destes selos para envelopes de convites de casamento.

Gostei muito da ideia de usar este selo para fechar os convites de casamento porque é um jeito muito bacana de adicionar charme aos convites, e seus convidados já poderão ficar com a vontade de conhecer a decoração da sua festa.

Materiais:

  • 1 cilindro de madeira (com um diâmetro pequeno que será o do selo)
  • 1 pirógrafo de ponta fina
  • Lápis
  • Impressão das letras
  • Estilete
  • Lixa
  • Fita adesiva
  • Azeite vegeta
  • Guardanapos de papel
  • Cera para selos
  • Fósforos
  • Verniz

Passo a passo:

Com uma lixa bem fina, suavize o cilindro de madeira. Procure que não fique nenhuma farpa de madeira que possa acabar estragando o resultado final do seu selo.

Meça o diâmetro exato do cilindro de madeira e faça um desenho com as iniciais do casal que tenha o tamanho deste cilindro. Uma opção é fazê-lo com o computador, porque oferece mais tipos de letras; mas você também pode fazê-lo com lápis e papel.

Selo-para-envelopes-de-convites-de-casamento-2.jpg

Uma dica muito importante para este desenho é que as letras não sejam muito complicadas, com muitos detalhes menores, porque nesse caso não irão ficar bem na hora de colocar o selo no envelope.

Use o estilete para cortar as letras, tirando o centro delas para que fique um estêncil das letras. Não precisa ser exato, mas precisa ser bem parecido, ou tanto quanto for possível.

Selo-para-envelopes-de-convites-de-casamento-3.jpg

Com um lápis, marque o desenho das letras na madeira. Você precisa marcar as letras ao contrário, porque assim, na hora de marcá-las elas ficarão corretas. Fica um pouco confuso de explicar, mas nas fotos você pode ver como fica.

Selo-para-envelopes-de-convites-de-casamento-4.jpg

Uma vez que o desenho estiver marcado, comece a queimá-lo com o pirógrafo; esta é a parte mais delicada do trabalho, porque se você não tiver cuidado, acabará estragando todo o trabalho. Faça esta parte com muita calma, e procure que todo o desenho tenha mais ou menos a mesma profundidade.

Selo-para-envelopes-de-convites-de-casamento-5.jpg

Quando o selo estiver pronto, o melhor é passar um verniz, e com isso o seu selo irá ficar muito melhor, e também irá durar mais tempo.

Como selar os envelopes com cera

Na hora de colocar o selo no envelope, você precisa ter tudo prontinho e por perto, porque o trabalho precisa ser feito super-rápido. Num copo baixo coloque o azeite vegetal, do lado coloque o selo, a cera para celos e os fósforos.

Selo-para-envelopes-de-convites-de-casamento-6.jpg

Derreta a cera sobre o envelope, procurando que a quantidade seja maior ao diâmetro do selo. Rapidamente, molhe o selo no azeite vegetal e deixe que escoe (o azeite ajuda a evitar que a cera fique grudada no selo), depois pressione o selo sobre a cera e deixe que seque antes de tirar.

Selo-para-envelopes-de-convites-de-casamento-7.jpg

Pronto, seu envelope está selado! Repita com cada envelope e depois poderá entregar seus convites de casamento.

Selo-para-envelopes-de-convites-de-casamento-8.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário